today 777 baixar -Após o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pedir explicações ao governo estadual sobre 46 ambu

Ambulâncias paratoday 777 baixar -das- Zema negligencia população

Após o Ministério Público de Minas Gerais ânciasparadasZemanegligenciapopulaçãtoday 777 baixar -(MPMG) pedir explicações ao governo estadual sobre 46 ambulâncias paradas desde novembro do ano passado, a gestão de Romeu Zema (Novo) entregou apenas cinco veículos ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os outros ainda estão inoperantes.

Continua após publicidade

Os carros, que significaram um investimento de R$ 13,5 milhões do Ministério da Saúde, foram doados pelo governo Lula (PT) ao estado como forma de ampliar o atendimento à população.

"Já são quatro meses. São veículos que poderiam estar salvando vidas, inclusive em nossa região [Vale do Jequitinhonha], onde as ambulâncias do Samu encontram-se em péssimas condições. É um absurdo o contínuo descaso com o Samu", disse o deputado estadual Jean Freire (PT).

Em dezembro de 2023, uma pesquisa do Datatempo indicou que 22% dos mineiros acreditam que a saúde é o principal problema de Minas Gerais.

Em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no fim de fevereiro, moradores das regiões dos vales do Jequitinhonha e Mucuri denunciaram que pessoas estão morrendo nos municípios por falta de ambulâncias suficientes, por exemplo, para realizar o translado de pacientes entre hospitais.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Segundo o Secretário de Saúde do Estado, Fábio Baccheretti, o atraso é fruto de entraves no processo de registro e emplacamento das ambulâncias. O governo de Minas afirma que vai entregar o restante dos veículos ainda no mês de março.

Até a semana passada, os carros estavam estacionados na área do antigo Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte. Após a notificação do MPMG, foram transferidas para o Departamento de Estradas de Rodagens (DER-MG), na região oeste da capital mineira. A lei determina que eles deveriam entrar em circulação em no máximo 90 dias após o repasse, porém, já se passaram mais de 120.

"O governo federal destinou as ambulâncias para poder garantir que a gente teria um atendimento de qualidade, em todo o interior de Minas Gerais. Elas estão emplacadas e os mineiros estão aguardando atendimento e melhorias no Samu que passou anos, durante o governo Bolsonaro, sem investimentos", criticou a deputada estadual Lohanna (PV).

Os municípios que devem receber as ambulâncias são: Pouso Alto, Itumirim, São João da Mata, Munhoz, Alpinópolis, Monte Santo de Minas, Pedralva, Heliodora, Delfim Moreira, Camanducaia, Cabo Verde, Aiuruoca, Andradas, Araçuá, Boa Esperança, Bocaiuva, Cambuí, Carmo do Rio Claro, Cássia e Caxambu.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Leonardo Fernandes


Relacionadas

  • MG: Zema contraria Ministério da Saúde e desestimula vacinação de estudantes de rede estadual

  • Zema contraria Ministério da Saúde e desestimula estudantes da rede estadual a se vacinarem

  • Em MG, entidades denunciam tentativa de Zema de privatizar estruturas da saúde mental

Outras notícias

  • RJ: 10 anos depois, policiais condenados no caso Amarildo ainda atuam na corporação

  • Eletricitários de MG deflagram greve de 24 horas por segurança no trabalho nesta quinta (13)

  • PE: Depois de um ano sem aula, escola só consegue professores às vésperas do Enem em Petrolina

Visitantes, por favor deixem um comentário::

© 2024.cc777sitemap